domingo, 11 de setembro de 2011

Eterna Apendiz,graças a Deus!


A primeira vez em que ouvi a frase "Só sei que nada sei",ela me pareceu meio inverossímel, meio exagerada.Afinal ,"NADA", é muita coisa.Se fosse ao menos"Só sei que pouco sei",até ainda dava pra engolir.Mas "NADA" sei, era um pouco demais.Então,será que com tanta vivência e tantas experiências ao longo dos anos,eu não saberia nada?Nadinha mesmo?Me parecia improvável.
Pois bem...hoje,entendo,aceito e assino embaixo dessa frase,porque pude constatar que ela é 100% verdadeira.
Meus amigos,quanto mais experiência de vida voces tiverem,quanto mais aprenderem,quanto mais sábios forem,maior se tornará essa certeza.
Somos,sim,eternos aprendizes.E feliz de quem se aperceber disso e tiver humildade e inteligência suficientes para aceitar essa condição.
Sim,porque aceitar-se como aprendiz,significa estar sempre aberto a novos conhecimentos,a mudança de posturas e de atitudes.
Quem acha que já sabe tudo,se fecha ao novo,não se permite mudar de idéia ou voltar atrás,e dessa forma,fica estagnado.
É preferível sim,sermos "uma metamorfose ambulante,ao invés de termos sempre a mesma velha opinião formada sobre tudo".Raul Seixas tinha razão...
Hoje,olho pra trás e vejo o quanto mudei.Já não penso mais como pensava a 10 anos atrás,minhas convicções mudaram:algumas,se fortaleceram,outras,cairam por terra.Meus medos são outros,minhas metas também.
E não tenho a menor dúvida de que amanhã ou depois,tudo pode mudar de novo.
Hoje,não tenho vergonha de admitir que errei,de assumir defeitos que não admitia antes.Não tenho o menor problema em mudar de idéia uma,duas ou dez vezes,se achar necessário.Tenho poucos arrependimentos,mas não porque tenha tido muitos acertos e sim porque fui verdadeira em tudo que fiz,sempre segui meu coração e minha consciência.Então,mesmo nas vezes em que fiz escolhas erradas ou tomei atitudes e caminhos errados,não tenho do que me arrepender,porque apenas fiz o que achava certo,o que meu coração mandava.Não poderia ter sido diferente.De modo,que posso até "lamentar" algumas escolhas que fiz,mas me arrepender não posso,porque NAQUELE MOMENTO,FIZ O QUE ACHAVA QUE DEVIA.E deve ser sempre assim.Acho que não temos outra saída,a não ser,sempre fazermos o que achamos certo,o que a nossa intuição e o nosso coração determinam.Só assim,estaremos sendo nós mesmos.Claro que há a necessidade de nos esforçarmos ao máximo pra evoluirmos,para sermos cada dia mais sábios em nossas escolhas e atitudes.Temos a obrigação de procurar acertar.Mas tendo em mente tres certezas:a primeira é que erros vão sempre acontecer,pois fazem parte da nossa caminhada rumo ao aprendizado ,a segunda é que a nossa obrigação é apenas "PROCURAR" ACERTAR" e não, "SEMPRE" ACERTAR.Sendo assim,não sejamos carrascos de nós mesmos.Aprendamos a perdoar nossos erros e a comemorar nossos acertos.E a última certeza é a de que,por mais sábios e evoluídos que sejamos,por mais experiências e conhecimentos que acumulemos,AINDA assim, HAVERÁ SEMPRE MUITO O QUE APRENDER!
E quanto mais conscientes formos dessa verdade,mais estaremos abertos ao conhecimento.
Por isso,meus amigos,tenhamos o orgulho e a humildade de nos considerarmos ETERNOS APRENDIZES!

Iris Pequeno.

Nenhum comentário: